Abertura ao novo: habilidade fundamental aos professores.

O que é abertura ao novo? É uma das habilidades socioemocionais fundamentais ao professor. O papel do professor é despertar a curiosidade nos alunos e instigá-los a aprender mais. Se ele próprio não vivenciar a abertura ao novo, como conseguirá transmitir essa habilidade aos seus alunos?
A abertura ao novo engloba três principais características: curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.
Ou seja, ter uma atitude curiosa com relação aos fatos, às pessoas e estar aberto a novos conhecimentos, novas experiências. Muitas pessoas dizem: “mas eu não sou criativa, não tenho novas ideias”. Pode estar certo que estar em contato com novidades vai instigar sua imaginação e criatividade.
Abertura ao novo é benéfica para sua vida pessoal
Pare para pensar: quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Por exemplo: visitar uma exposição de arte de um determinado pintor? visitar um parque onde você nunca esteve? ler um livro sobre um tema diferente do que você está acostumado? assistir a um filme de ficção científica? Como você se sentiu? Como essa experiência impactou seu dia? Você utilizou algo que aprendeu na sua rotina?
A novidade desperta sensações positivas, como a satisfação, a curiosidade, a vontade de aprender mais sobre um assunto, o pensamento crítico, a possível aplicação do que está sendo visto ou vivenciado em outro setor, entre outras.
Imagine que seus alunos vivenciam muitos temas em aula pela primeira vez. Tente despertar a curiosidade deles e fazer com que saiam da aula com a mesma sensação boa, positiva, que você teve ao vivenciar o novo.
Benefícios da abertura ao novo aos professores
A abertura ao novo permite que o professor esteja receptivo a novas abordagens pedagógicas, metodologias inovadoras e tecnologias educacionais, possibilitando a atualização constante de suas práticas e o aprimoramento o do ensino.
Além disso, a busca por conhecimento enriquece a própria formação do professor e possibilita a transmissão de conteúdos aos alunos de forma mais efetiva.
Ela também ajuda o professor a lidar com a diversidade presente na sala de aula, já que ele encontra alunos com diferentes habilidades, origens culturais, experiências de vida e estilos de aprendizagem. E mais, ela influencia a relação do professor com os próprios alunos.
Ao estarem abertos a ouvir, compreender e valorizar as perspectivas dos alunos, os professores podem estabelecer um ambiente de confiança e diálogo, promovendo a participação ativa dos estudantes e o engajamento na aprendizagem.
Ações na sala de aula para despertar a “abertura ao novo” nos alunos
Demonstrar entusiasmo: um professor entusiasmado e apaixonado pelo assunto desperta o interesse dos alunos. Transmita sua própria curiosidade e fascínio pelo tema, mostrando como ele é relevante e emocionante.
Fazer perguntas provocativas: faça perguntas abertas que desafiem os alunos a pensar além do óbvio. Estimule a reflexão e o debate, incentivando-os a buscar respostas e soluções criativas. Perguntas que começam com "E se...?" ou "Por que você acha que...?" podem despertar a curiosidade dos alunos.
Apresentar problemas desafiadores: proporcione aos alunos problemas ou desafios que estimulem sua curiosidade e motivação intrínseca. Esses problemas devem ser significativos, práticos e envolventes, incentivando os alunos a explorar e descobrir soluções.
Utilizar recursos visuais e audiovisuais: utilize imagens, vídeos, demonstrações práticas ou experimentos para despertar a curiosidade dos alunos. Recursos visuais e audiovisuais podem tornar o conteúdo mais concreto, tangível e interessante, estimulando a curiosidade natural dos estudantes.
Relacionar o conteúdo com experiências pessoais: faça conexões entre o conteúdo abordado e a vida real dos alunos. Mostre como o conhecimento pode ser aplicado em situações cotidianas ou em áreas de interesse dos estudantes. Isso ajudará a despertar a curiosidade, uma vez que eles perceberão a relevância e a utilidade do que estão aprendendo.
Encorajar a pesquisa independente: incentive os alunos a buscar informações além do que é ensinado em sala de aula. Sugira livros, artigos, sites e outras fontes confiáveis para que eles possam aprofundar seus conhecimentos sobre um tema específico. Apoie-os na realização de projetos de pesquisa e incentive a exploração autônoma.
Promover o pensamento crítico: estimule os alunos a questionarem o conhecimento estabelecido, a desafiar suposições e a desenvolver uma atitude de investigação. Incentive-os a formular suas próprias perguntas e a buscar respostas por meio de análise, discussão e investigação.
Criar um ambiente seguro e acolhedor: um ambiente em que os alunos se sintam seguros para expressar suas dúvidas, ideias e opiniões é fundamental para incentivar a curiosidade. Encoraje o diálogo aberto, o respeito mútuo e a valorização da diversidade de pensamentos.
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